logo RCN

O PT e o índice de Gini

Na contramão da chamada crise mundial, que acentua e aumenta a desigualdade, no Brasil a pobreza vem diminuindo de forma gradativa e em passos firmes. Entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, por exemplo, a pobreza diminuiu no país em 7,9% de acordo com pesquisa realizada, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A queda da pobreza no Brasil tem sido em um ritmo três vezes superior as metas das Nações Unidas (ONU) para o milênio.

Essa redução da pobreza também pode ser notada se tomarmos como base os números do índice/coeficiente de Gini, fórmula que mede a desigualdade de renda numa escala de 0 a 1. Quanto mais próximo do número 0 o coeficiente de Gini estiver, maior é a igualdade de renda das pessoas num determinado país. Ou seja, nos países considerados desenvolvidos o coeficiente de Gini gira na casa de 0,3 ou 0,4. Este índice também vem caindo a passos largos no Brasil e indicando a redução da desigualdade e consequentemente da pobreza.

Entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012 o índice de Gini no Brasil caiu de 0,53 para 0,51 e a renda familiar per capita cresceu neste período 2,7%. Com base nestes dados, entre os anos 2003 e 2011, estima-se que 40 milhões de pessoas deixaram a “Classe D” e passaram a integrar a “Classe C”, que atualmente conta com cerca de 105 milhões de brasileiros. Na década de 90, período anterior aos governos do PT, o índice de Gini alcançou o pico de 0,6.

A queda na desigualdade social brasileira refletiu nas últimas eleições municipais. A população entendeu que o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma (ambos petistas) são os grandes responsáveis por essas mudanças na sociedade brasileira. Esses dados certamente influenciaram para que o PT fosse o partido mais votado nas eleições municipais deste ano obtendo 17,2 milhões de votos e conquistando 635 prefeituras, inclusive a capital paulista São Paulo, maior cidade e maior colégio eleitoral do Brasil, com o ex-ministro da educação Fernando Haddad. A partir de 2013 o PT também é o partido que vai governar nos municípios o maior número de eleitores, 27 milhões.

Como é possível perceber o PT faz bem para o Brasil. O PT faz bem para o querido povo brasileiro. 

Anterior

Sobrecarga fiscal: afinal, quem paga a conta?

Próximo

MEU AMIGO MÁRIO COVAS

Deixe um comentário